Sábado, 26 de Dezembro de 2009

Há seres de outras galáxias entre nós?

Não, caro leitor, não se assuste que não há. O que há, e cada vez em maior quantidade, são aldrabões e manipuladores que, usando a velha arte de vender a banha da cobra aos papalvos, contribuem largamente para a (sua) abundância.

 

Mas vamos ao assunto que interessa. Hoje ao pesquisar a net, dei com vários blogues de pessoas que se autoproclamam os Construtores da Nova Terra ou Passageiros da Nave Azul e outras parvoíces quejandas. Fiquei embasbacada. Das duas uma: certas pessoas ou são completamente loucas e precisam urgentemente de ser internadas, ou são pobres de espírito e temos de nos condoer ou, versão em que acredito mais, são abjectamente manipuladoras e os seus objectivos são perigosamente descortináveis.


Cito-vos algumas das passagens, que seriam hilariantes se não fossem perigosas para determinado tipo de pessoas mais crédulas e não oferecessem ou trouxessem associadas “consultas ou/e tratamentos, conferências, retiros”, etc., que de barato nada têm e que tendem a “fidelizar” os basbaques, enchendo os bolsos das “Sacerdotisas”, “Anciãs”, “Sábias” e outros nomes, designando todos estes epítetos basicamente a mesma coisa - alguém que, proclamando a abundância, sabe mais, dirige mais, manda mais, ganha tudo e deixa os outros a “tinir”. Eis alguns exemplos.

 

Epopeia Cósmica – A vinda de Sanat Cumara - “Segundo informações dos seres de luz da Fraternidade Branca e da Confederação Intergaláctica, até o ano de 2012 do Calendário Gregoriano, a terra terá dado seu salto quântico para outras dimensões de luz. Sanat Kumara, em cerimónia muito especial ocorrida em 1956, passou o seu cargo de Senhor do Mundo ao Muito Amado Lorde Gautama. Shamballa está mais viva do que nunca, na Quarta Dimensão da Terra, esperando pela Humanidade e pela grande ascensão planetária que já começou.”

 

Nesta Nave Azul tentei ver um vídeo que tinha o interessante título de Principio da Incerteza – Mecânica Quântica, mas só me apareceu a frase “Este vídeo foi removido por violação dos termos de utilização”.


No entanto, caro leitor, pode ver no You Tube uma série de outros vídeos muito apelativos em que se faz a interessante relação entre a Física Quântica e a Espiritualidade, e que pretendem dar um certo toque científico a toda esta aldrabice.

 

Interessante ver também, pela imaginação certamente de quem leu e viu carradas de livros e filmes de ficção científica fazendo depois um cocktail para os mais crédulos e ignorantes, o vídeo “9-9-9 Chamado Urgente para a Tribo de Gaia!”  que foi colocado no You Tube em 13 de Agosto de 2009 por uma tal de Solara An-Ra, que se proclama Warrior of the Light e e repetido em vários blogues “seguidores” em datas posteriores: Nave Azul  e no Eshiarian Eu Sou, em 5 e 4 de Setembro respectivamente, etc. e diz algo de tão aparentemente místico (as pessoas adoram e quanto mais secreto maior o êxito junto dos lorpas):


É hora da tribo se unir! Reunamo-nos no dia 9-9-9 para comemorar a ativação dos segundo, terceiro, quarto e quinto cristais Mestres de Atlântis!

 

Neste da Eshiarian tem coisas fantásticas para um filme de ficção científica "Saudações! Eu sou Kryon, do serviço magnético.....Meu nome não é exatamente Kryon, e eu não sou um homem. Eu gostaria de poder partilhar com você o quê é ser uma entidade como sou, mas há implantes básicos humanos de restrição psicológica que simplesmente não permitirão que você entenda....."
 
Para a manipulação ter maior impacto, para além da tal de física quântica (da qual até sei bastante por a ter estudado na faculdade a fundo por necessidade e privadamente por gosto), há sempre uma música do tipo religioso ou do “Odisseia no Espaço” do Kubrick associada ao blogue e vídeos e fotos com efeitos de refracção ou/e reflexão de luzes coloridas, símbolos, e toda esta cambada é originária da Andrómeda, de Sírius, ou/e já esteve na Atlântida!
 

Escreveu uma bloguista há uns tempos um post sobre a “Sedução e Manipulação”, que se aplica às mil maravilhas a quem está por detrás destes “movimentos de chamada”, e do qual cito alguns excertos:


Mas já percebeu em seu redor um manipulador? Já viu que estratégia usa? Têm algumas tão obvias que a gente se dá conta muito rapidamente. Mas têm outras que são estratégias muito bem articuladas.

(...)

Manipulação: Um meio de ganhar o controle ou influência sobre os outros através de métodos persuasivos ou argumentos retóricos.

(...)
Manipular equivale a manejar. Manipular é tratar uma pessoa ou grupo de pessoas como se fossem objetos, a fim de dominá-los facilmente. (...) Manipula, aquele que quer vencer e que atua astutamente sobre nossos centros de decisão, a fim de nos arrastar a tomar as decisões que favorecem seus propósitos.

(...)
Basta conhecer tais recursos e manejá-los habilmente, e uma pessoa astuta pode dominar facilmente outras pessoas se estas não estiverem de posse de uma boa capacidade de discernimento. Na linguagem existem palavras e expressões consideradas exponenciais. Uma palavra exponencial tem o poder de prestigiar as palavras que dela se aproximam e desprestigiar as que se opõem ou parecem opor-se a ela.

(...)

Outro dado importante é que o manipulador, prestigiado por algumas ações e/ou por auto-propaganda que dá de si uma imagem de inteligência, aporta como menos inteligentes os que o contradizem, seja com agressividades disfarçadas para exercer domínio manipulativo no que expressa, ou seja pelos termos utilizados para impor o que pensa utilizando-se de palavras exponenciais.


O grande teórico da comunicação MacLuhan cunhou a expressão: "o meio é a mensagem", ou seja, não se diz algo porque seja verdade; toma-se como verdade porque se diz.


Manipulação midiática existe aos montes, manipulação política idem, mas a manipulação pessoal é muito mais difícil de perceber, pois ela esbarra em nossa presunção de nos acharmos imunes a tal. Seja qual for o caso, a nós cabe ter um pouco mais de discernimento, de análise dos fatos e do que conhecemos dos envolvidos em qualquer que seja a situação.


Ao que eu respondi “Não há dúvida de que este post é uma excelente lição e uma fotografia muito exacta sobre como a sedução se pode tornar na arte da manipulação. A todos os níveis. Chapeau!

Buraco tapado por Cosmopolita às 15:02
Link do post | Tapa também
3 comentários:
De alex a 27 de Dezembro de 2009 às 23:05
conheço o estilo. durante anos "convivi" em dois fóruns com a mesma maluca que nos tentava impingir essas e outras cenas místicas, apesar de todos a gozarem.

grave, mas mesmo grave, é coisas dessas, como a casa índigo, ter o apoio da câmara de lisboa, ser uma ipss e ter cursos para professores reconhecidos pelo ministério da educação!

http://www.casa-indigo.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a_%C3%ADndigo
De Cosmopolita a 4 de Fevereiro de 2010 às 12:56
Olá Alex, desculpa a demora, mas só hoje tive vagar para ir ver estes links. Fiquei estupefacta!!!

Já sabia da tendências que certos (des)governantes têm para este tipo de crenças e protecção dos lideres deste tipo de pessoas (é só ver como eles de repente estão em todo o sítio: TV, rádio, jornais, comissões de avaliação de tudo e mais umas botas, etc), mas isso ultrapassa tudo!

É um facto comprovado que é na altura das grandes crises que as pessoas se voltam mais para este tipo de "ópios", que têm sempre por trás uns oportunistas, parasitas e grandes tratadores da (sua) vidinha, manipuladores até à 5ª casa, gente do piorio e sem nenhuns escrúpulos. Corja!!!!
De Ric. a 3 de Julho de 2010 às 21:28

É facil, comodo e as vezes, até gostoso, criticar, debochar e G E N ER A L I Z A R idéias de outras pessoas.

Dificil mesmo, é inovar, filosofar, "ler nas estrelinhas", criar novas possibilidades, hipoteses ou até mesmo tese, enquanto os pseudo - intelectuais a tudo bombardeia.

O que seria da humanidade se os grandes pensadores, cientistas e filósofos do passado tivessem desistidos de sua teorias, que na maioria, em razão da época, eram absurdas, como exemplo, que a terra era redonda??

Infelizmente, a maioria dos céticos, são pessoas estudadas em "faculdades" e leigas em diversos assuntos da vida, pois, no que pese, são os "loucos" do passados que são os pais da ciência e da sabedoria de hoje. PENSEM NISSO, OK?

Comentar post

Dezembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
25
26
27

Posts por autora

Pesquisa no blog

Subscrever feeds

Outras ruas

Arquivo

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Tags

a vida dos outros(31)

açores e madeira(7)

ambiente e oceanos(21)

aniversários(19)

artes(6)

autarquias(12)

auto-recriações(24)

autores(7)

bem-estar(11)

blogs(73)

capitalismo(8)

catástrofes(4)

charlatonices(2)

cidadania(14)

ciências(3)

cinema(18)

citações(38)

clima(7)

condomínio(2)

curiosidades(26)

democracia(32)

desemprego(13)

desporto(22)

dilectos comentadores(5)

direitos humanos(11)

direitos liberdades e garantias(39)

e-mail e internet(6)

economia(27)

educação(8)

eleições(14)

emigração(5)

empresas(3)

estados de espírito(60)

europa(2)

eventos(33)

excertos da memória(24)

fascismo(9)

férias(25)

festividades(29)

fotografia(12)

gatos(10)

gestão do blog(15)

gourmet(3)

grandes tentações(11)

hipocrisia(3)

homens(6)

homofobia(17)

humanidade(8)

humor(24)

igualdade(20)

impostos(5)

infância(7)

insónia(6)

int(r)agável(25)

intimismos(38)

ivg(17)

justiça(17)

legislação(17)

lgbt(71)

liberdade de expressão(13)

língua portuguesa(7)

lisboa(27)

livros e literatura(21)

machismo(3)

mau gosto(8)

media(3)

mulheres(17)

música(35)

noite(5)

notícias(22)

óbitos(5)

países estrangeiros(19)

personalidades(9)

pesadelos(5)

petróleo(4)

poesia(9)

política(86)

política internacional(30)

por qué no te callas?(9)

portugal(31)

publicações(6)

publicidade(9)

quizes(8)

redes sociais virtuais(9)

reflexões(58)

religião(19)

saúde(6)

ser-se humano(15)

sexualidade(9)

sinais dos tempos(8)

sociedade(45)

sonhos(6)

televisão(23)

terrorismo(4)

trabalho(20)

transportes(7)

viagens(19)

vícios(13)

vida conjugal(17)

violência(4)

todas as tags

Quem nos cita